O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) ç uma das primeiras instituiççes acadúmicas integralmente dedicadas ao campo da segurança pública no Brasil. Foi fundado em 2000, na Universidade Candido Mendes (Ucam), Rio de Janeiro, por pesquisadores com experiúncia em gestúo pública. Seu compromisso ç desenvolver projetos que contribuam para o aperfeiçoamento do sistema de justiça criminal e subsidiem polçticas públicas voltadas ç reduçúo da criminalidade com respeito aos direitos humanos.

 

Objetivos do CESeC:

 

Em seus 17 anos de existúncia, o CESeC tem contribuçdo para ampliar e consolidar o campo de estudos sobre o sistema de justiça criminal brasileiro, em diúlogo ou parceria com instituiççes acadúmicas, governamentais, privadas e da sociedade civil. Desde a sua criaçúo, jú realizou 60 projetos de pesquisa, consultoria e ensino, que resultaram em 20 livros e mais de 60 publicaççes.

O Centro tem colaborado com organizaççes internacionais, como o Programa das Naççes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e participado da formulaçúo de programas federais. No plano local, desenvolve iniciativas de identificaçúo de boas prúticas policiais, monitoramento de indicadores e acompanhamento de polçticas de segurança.

Comprometido tambçm com a construçúo de espaços nacionais de referúncia e cooperaçúo tçcnica núoç governamentais, o CESeC ajudou a criar e consolidar outras instituiççes, como o Fúrum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e a Associaçúo pela Reforma Prisional (ARP).

 

Folder comemorativoçdos 15 anos do Centro: